terça-feira, 9 de junho de 2015

TRANSIÇÃO ESCOLAR... novos desafios


A transição para um novo ciclo ou o início da idade escolar é uma etapa determinante no crescimento das crianças. A transição é o palco de grandes anseios, expetativas e preocupações. 

As mudanças, as novidades, as exigências e os desafios associados a esta transição obrigam a uma adaptação por parte dos alunos e dos pais, bem como ao desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e pessoais. 

Para apoiar os pais nesta fase de transição e refletir sobre estratégias que podem utilizar para preparar os seus filhos sem os assustar, foram dinamizadas na escola sessões com os pais/encarregados de educação das crianças que vão transitar para os 1.º e 5.º anos de escolaridade.

A mudança deve ser encarada como um desafio e uma oportunidade de crescimento e de aprendizagem de novas competências.




SINAIS a que deve estar atento pois podem ser denunciadores de dificuldades mais graves de adaptação:

- alterações de comportamentos, queixas físicas sem justificação médica, recusa em ir para a escola, choro frequente, diminuição do apetite, medos antes inexistentes, voltar a urinar na cama, insónias e pesadelos.



APOIAR A TRANSIÇÃO...

Não está sozinho nesta nova fase de tantos desafios…

  • Converse com o professor sobre as suas dúvidas e receios. 
  • Troque impressões com outros pais. 
  • Conserve as rotinas (horário para refeições, para dormir, para acordar) e evite grandes mudanças nesta fase (ex. mudar de casa, de quarto,…). 
  • Crie e alimente expetativas positivas em relação à escola e à transição (ex.: “Vais ter um monte de amigos novos. Quando os conheceres melhor, até podemos convidar um ou outro para virem até cá num sábado”). 
  • Esclareça todas as questões do seu filho relativamente à nova escola ou aos desafios do novo ciclo, não crie demasiadas expetativas ou forneça informações das quais não tem a certeza. 
  • A despedida deve ser feita num tom calmo, com um afeto e um “- Até Logo!”, nunca deixe de se despedir, mesmo que de forma descontraída e prática. 
  

ACOMPANHAR OS FILHOS NA ESCOLA…

Os pais dos alunos que procuram informação sobre o aproveitamento, comportamento dos seus filhos são, geralmente, pais de alunos com menos problemas.

O acompanhamento por parte dos pais, com visitas regulares à escola é uma estratégia importante para apoiar o seu filho e potenciar o seu sucesso escolar




ACOMPANHAR O SEU FILHO EM CASA…

  • Estimule e incentive o interesse pelo estudo. 
  • Faça perguntas ao seu filho sobre a escola. 
  • Veja com ele, regularmente, os cadernos, os manuais, os testes e a caderneta escolar. 
  • Elogie e recompense o seu filho quando tiver bons resultados (ex.: mostrar satisfação e agrado, deixar ir no fim de semana ao cinema, andar de bicicleta, etc.) ou, mesmo que os resultados não sejam os desejáveis, quando este apresentar melhorias (ex: subir de um “Não Satisfaz” para um “Satisfaz”: “Fiquei muito contente por te teres esforçado para este teste; continua assim...”). Valorize as qualidades do seu filho, faça-o crescer confiando em si próprio. 
  • Evite fazer comparações entre os seus filhos e outras crianças. Cada um tem o seu ritmo de aprendizagem. Importa é que aprenda bem e com qualidade. 
  • Aproveite todos os momentos (ex., quando o seu filho está a ajudá-lo nas tarefas domésticas, …) para conversar com ele, partilhar com ele o seu dia a dia, ouvir e questioná-lo acerca dos acontecimentos na escola, os amigos, os tempos livres…. A hora do jantar é uma hora excelente para falar sobre as coisas importantes do seu dia.

A adaptação escolar não é apenas para as crianças... 

... é também para os pais!



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