terça-feira, 5 de maio de 2015

Orientar para o sucesso: programa de competências de estudo e gestão de ansiedade em situações de avaliação

Borboletas no estômago, vontade de correr para a casa de banho, pensamentos negativos: “eu não vou conseguir, eu não vou conseguir”. Tremuras e náuseas e um teste na frente. Resultado: mesmo depois de muito estudo a ansiedade provoca-nos uma “branca”


No presente ano letivo está a ser desenvolvido no agrupamento um projeto designado “Orientar para o sucesso” com os alunos do 4.º ano de escolaridade, sob a responsabilidade do Serviço de Psicologia e Orientação. Este projeto tem como objetivo primordial ajudar os alunos a lidar com a ansiedade experienciada em situações de avaliação, numa abordagem preventiva. Baseia-se no pressuposto de que é importante os alunos assumirem a responsabilidade pessoal no seu processo de aprendizagem e compreendam que a gestão da ansiedade inicia-se muito antes da entrada na sala para realizar uma prova. Para vencer a ansiedade é importante um estudo prévio e atempado de qualidade e exigente.

Nas sessões com os alunos partiu-se de uma narrativa intitulada “O agente secreto do ano” adaptada do livro Testas 007 Ordem para estudar, da autoria de Pedro Rosário. A partir desta narrativa os alunos identificaram e refletiram sobre estratégias para lidar com a ansiedade antes, durante e depois das provas. O treino centrou-se ainda na identificação de pensamentos positivos que poderão ajudar no combate à ansiedade e melhorar o desempenho escolar.

 
 Marcadores de livros utilizados nas atividades com os alunos


Para além das sessões com os alunos, foi desenvolvida uma sessão com os pais (“Orientar para o sucesso: o papel dos pais”), dado o papel que assumem no apoio à construção de um discurso positivo na gestão da ansiedade para promover o sucesso dos seus filhos nas provas.


Este projeto pretende, assim, ser um contributo para a melhoria dos resultados escolares dos alunos, ao procurar promover estratégias de gestão de ansiedade e comportamentos autorregulados.


Os alunos com melhores notas nem sempre são os mais inteligentes mas são provavelmente os mais autodisciplinados, responsáveis, motivados, organizados, crentes em si e no seu controlo sobre os resultados escolares.



Boa sorte a todos…
e pensamentos positivos!

Sem comentários:

Enviar um comentário