Muitas vezes ainda se acredita que brincar é uma perda de tempo... Numa sociedade dominada por uma enorme ênfase no sucesso académico, no sucesso económico e na importância do trabalho, é difícil não pensar que brincar é uma perda de tempo. No entanto, devemos tomar consciência que brincar é muito importante e benéfico porque dá ás crianças:
- oportunidade para aprender sobre quem são;
- o que podem fazer e como se podem relacionar com o mundo que as rodeia.
Porque devem os pais envolverem-se nas brincadeiras dos seus filhos?
- Vai ajudá-lo(a) a resolver problemas;
- Vai ajudá-lo(a) a experimentar ideias novas e a explorar a imaginação;
- Vai fortalecer os laços afetivos e experiências positivas em família.
Brincar estimula competências escolares?
Ao brincar podem descrever os atributos dos objetos tais como as cores, as formas, o número, o tamanho (comprido, curto, alto, mais pequeno do que...) e a posição (por cima, por baixo, ao lado de, ao pé de, atrás...). Por exemplo: " Estás a pôr a meia azul ao pé do quadrado amarelo, e o triângulo roxo está em cima daquele rectângulo vermelho comprido". Este tipo de linguagem vai ajudar os seus filhos a compreender conceitos académicos e a construir o vocabulário de que vão precisar nas suas atividades escolares. Estimula ainda a capacidade de atenção e concentração da criança.
Fonte: Webster- Stratton, C. (2010). Os Anos Incríveis: Guia de Resolução de Problemas para pais de crianças dos 2 aos 8 anos de idade. Braga: Psiquilíbrios Edições.
Sem comentários:
Enviar um comentário