A transição para um novo ciclo ou o início da idade escolar é uma etapa determinante no crescimento das crianças. A transição é o palco de grandes anseios, expetativas e preocupações.
As mudanças, as novidades, as exigências e os desafios associados a esta transição obrigam a uma adaptação por parte dos alunos e dos pais, bem como ao desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e pessoais.
Para apoiar os pais nesta fase de transição e refletir sobre estratégias que podem utilizar para preparar os seus filhos sem os assustar, foram dinamizadas na escola sessões com os pais/encarregados de educação das crianças que vão transitar para os 1.º e 5.º anos de escolaridade.
A mudança deve ser encarada como um desafio e uma oportunidade de crescimento e de aprendizagem de novas competências.
SINAIS a que deve estar atento pois podem ser denunciadores de dificuldades mais graves de adaptação:
- alterações de comportamentos, queixas físicas sem justificação médica, recusa em ir para a escola, choro frequente, diminuição do apetite, medos antes inexistentes, voltar a urinar na cama, insónias e pesadelos.
APOIAR A
TRANSIÇÃO...
Não está sozinho nesta nova fase de tantos desafios…
- Converse com o professor sobre as suas dúvidas e receios.
- Troque impressões com outros pais.
- Conserve as rotinas (horário para refeições, para dormir, para acordar) e evite grandes mudanças nesta fase (ex. mudar de casa, de quarto,…).
- Crie e alimente expetativas positivas em relação à escola e à transição (ex.: “Vais ter um monte de amigos novos. Quando os conheceres melhor, até podemos convidar um ou outro para virem até cá num sábado”).
- Esclareça todas as questões do seu filho relativamente à nova escola ou aos desafios do novo ciclo, não crie demasiadas expetativas ou forneça informações das quais não tem a certeza.
- A despedida deve ser feita num tom calmo, com um afeto e um “- Até Logo!”, nunca deixe de se despedir, mesmo que de forma descontraída e prática.
ACOMPANHAR OS
FILHOS NA ESCOLA…
Os pais dos alunos que procuram informação sobre o aproveitamento, comportamento dos seus filhos são, geralmente, pais de alunos com menos problemas.
O acompanhamento por parte dos pais, com visitas regulares à escola é uma estratégia importante para apoiar o seu filho e potenciar o seu sucesso escolar
ACOMPANHAR O
SEU FILHO EM CASA…
- Estimule e incentive o interesse pelo estudo.
- Faça perguntas ao seu filho sobre a escola.
- Veja com ele, regularmente, os cadernos, os manuais, os testes e a caderneta escolar.
- Elogie e recompense o seu filho quando tiver bons resultados (ex.: mostrar satisfação e agrado, deixar ir no fim de semana ao cinema, andar de bicicleta, etc.) ou, mesmo que os resultados não sejam os desejáveis, quando este apresentar melhorias (ex: subir de um “Não Satisfaz” para um “Satisfaz”: “Fiquei muito contente por te teres esforçado para este teste; continua assim...”). Valorize as qualidades do seu filho, faça-o crescer confiando em si próprio.
- Evite fazer comparações entre os seus filhos e outras crianças. Cada um tem o seu ritmo de aprendizagem. Importa é que aprenda bem e com qualidade.
- Aproveite todos os momentos (ex., quando o seu filho está a ajudá-lo nas tarefas domésticas, …) para conversar com ele, partilhar com ele o seu dia a dia, ouvir e questioná-lo acerca dos acontecimentos na escola, os amigos, os tempos livres…. A hora do jantar é uma hora excelente para falar sobre as coisas importantes do seu dia.
A adaptação escolar não é apenas para as crianças...
... é também para os pais!
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